Como ser profissional diante de um cliente

Aprenda a se manter profissional, desde como se vestir para impressionar até como se comportar e se comunicar com clientes.

É importante ser agradável, bem informado e estar vestido adequadamente o tempo todo para manter uma imagem comercial positiva, mas isso faz parte de ser um profissional. 

vestir-se profissionalmente

Se vestir como um profissional

Nada muito apertado, muito curto ou muito revelador é uma boa regra geral a seguir ao se vestir como profissional. Compre e use roupas da melhor qualidade que puder pagar.

No entanto, como você se veste como um profissional de negócios dependerá muito do negócio em que você está. Se o seu negócio envolve passeios de bicicleta, obviamente o spandex é uma boa escolha. Se você é um profissional de saúde, você estará vestindo um uniforme.

A palavra de ordem geral para os profissionais é conservadora . Quer ser levado a sério? Vista-se com seriedade. Guarde as peças da moda para os horários de folga.

Seja sensato. É uma boa ideia usar aqueles saltos de 4 polegadas quando você tem quatro propriedades para mostrar naquele dia?

Preste atenção aos seus acessórios. Não exagere nas joias. Profissional e brega não combinam. Se você precisar carregar uma bolsa, uma carteira ou uma pasta, ela deve estar atualizada e em bom estado de conservação. Os sapatos devem ser conservadores, adequados à sua profissão, em bom estado de conservação e polidos se necessário.

Estar preparado profissionalmente

Apareça a tempo para os compromissos. Chegar atrasado para uma festa está na moda. Chegar atrasado para um compromisso de negócios é rude. Evite se atrasar planejando chegar cedo. Se você se atrasar, peça desculpas logo que chegar.

Mostre-se pronto para ir trabalhar. Por dentro, você pode se sentir cansado, abatido e ofegante por outra dose de cafeína, mas não pode se arrastar ou implorar por xícaras de café em um site de cliente. Não importa como você se sinta, você tem que se apresentar com entusiasmo para ir direto ao trabalho – e fazê-lo.

Traga todos os seus suprimentos/equipamentos com você . Aparecer sem o equipamento necessário para fazer o trabalho não é profissional.

Aja como um negócio em todos os momentos. Você não entraria na casa de um cliente , se jogaria no sofá e colocaria os pés em cima da mesa de centro, não é? Bem, existem muitos outros comportamentos que você precisa evitar também: fumar, comer e beber, abraçar alguém ou qualquer outra coisa que não esteja diretamente relacionada ao trabalho. Se alguém lhe oferecer uma xícara de café ou um copo de água, tudo bem, mas não solicite a oferta.

Todos os tempos significa em todos os lugares. Você precisa atuar profissionalmente fora dos sites dos clientes e também em seu escritório. Comportamentos rudes ou desagradáveis ​​serão notados por qualquer pessoa que os testemunhe e, se não custarem seu cliente atual, podem custar um cliente no futuro. Portanto, não seja rude com aquela pessoa que acabou de roubar sua vaga de estacionamento; eles podem ser alguém com quem você deseja fazer negócios.

Comportamento profissional

Não seja excessivamente familiar. Um profissional não é um amigo. Como profissional, você quer ser amigável, é claro, mas não quer encorajar confidências pessoais ou compartilhá-las.

Aprenda a bater papo. Por outro lado, você não quer parecer super sério e nada mais. Especialmente quando você está conhecendo um cliente pela primeira vez, um pouco de bate-papo geral pode ajudar muito a fazer você parecer humano e seu cliente confortável.

Tenha sua papelada em ordem. Se você estiver usando um tablet , smartphone ou laptop, isso é ótimo, mas o que você mostrar ao cliente ainda precisa ser organizado, limpo e compreensível, seja um plano de projeto ou uma fatura . Sempre verifique seus números. Um cliente que detecta um erro é um cliente que você provavelmente perdeu.

Diga obrigado. Sempre agradeça a um cliente por seu tempo no final de uma reunião e, se eles fizerem negócios com você, agradeça por isso também. Uma nota manuscrita é uma ótima maneira de fazer isso. E não se esqueça de pedir uma referência  ou depoimento se as coisas correram bem.

Comunicação com o cliente

Dê a clientes e clientes face-time quando estiver falando com eles. Guarde o telefone e olhe nos olhos deles. Clientes e clientes querem sentir que você está dando a eles toda a sua atenção, e você não quer perder clientes fazendo com que eles se sintam sem importância .

Ouça seus clientes e clientes ativamente. Use comportamentos como espelhamento e reformulação para que eles saibam que você os ouve. Pratique a escuta ativa.

Elimine hábitos que interferem na comunicação . Não coma ou masque chiclete ao se encontrar com um cliente. Se você estiver reunido em um escritório, não toque música de fundo; pode tornar muito difícil para algumas pessoas ouvir o que você está dizendo, mesmo quando tocado em um nível baixo.

Aprenda a dar um aperto de mão firme. Como profissional, espera-se que você faça isso muitas e muitas vezes, e também será julgado muitas vezes por como é o seu. Vale a pena o tempo para aprender como acertar.

Etiqueta ao telefone

Desligue o telefone quando estiver se reunindo com um cliente . Receber chamadas ou verificar seu telefone quando você está se encontrando com alguém dá à pessoa com quem você está conhecendo a mensagem de que ela não é importante para você.

Desligue o telefone em locais sociais onde o toque possa perturbar os outros , como apresentações, filmes, recitais de concertos etc. Em outras situações, como restaurantes, configurar o telefone para vibrar é uma boa opção. Não faz você parecer profissional estar sentado em um restaurante com outras pessoas e falando incessantemente ao telefone; faz você parecer desagradável.

Se você receber um telefonema importante que deve atender enquanto estiver em um local social, peça licença e atenda a ligação do lado de fora ou em algum lugar dentro, como um saguão. As pessoas ao seu redor que não precisam ouvir você falando ao telefone vão gostar.

Não discuta a ligação quando retornar. Simplesmente diga algo como: “Agora, onde estávamos?” e continua. Por um lado, não importa o quão importante a ligação foi para você, as chances são extremamente altas de que eles não se importam.

Não ignore telefonemas . As ligações comerciais devem ser atendidas no máximo no dia seguinte. Não consegue gerenciá-lo? Então é hora de investir em alguns serviços telefônicos adicionais ou contratar uma recepcionista ou serviço de atendimento .

Se você usa serviços de telefone de correio de voz, verifique-os regularmente. É frustrante para os clientes quando eles continuam recebendo a mensagem de “caixa de correio cheia” quando ligam para você.

E-mail

Assim como as ligações telefônicas, os e-mails relacionados a negócios/profissionais precisam ser respondidos dentro de um dia útil, se possível.

Crie uma assinatura profissional usando seu programa de e-mail e use-a em todos os seus e-mails relacionados a negócios.

Use saudações de negócios e fechamentos de cortesia. Inicie um e-mail profissional apenas com o nome da pessoa ou com “Olá”. “Tudo de bom”, “Saúde” e “Atenciosamente” são boas opções para fechar.

Use frases e palavras completas em inglês no corpo do seu e-mail profissional. Pense no e-mail como se fosse uma carta profissional e sempre revise e verifique a ortografia do seu e-mail antes de enviá-lo. Erros fazem você parecer pouco profissional.

Desative o alerta de ping ou bipe do seu programa de e-mail e verifique o e-mail em horários definidos durante o dia . Você tem muitas coisas importantes para fazer todos os dias e quanto mais você largar tudo para ler o último e-mail que chegou, menos você terá feito.

Mídia social

Mantenha suas contas ou perfis de mídia social pessoais e de negócios separados . Se você estiver no Facebook, por exemplo, deve ter uma página comercial e uma página pessoal. O LinkedIn é uma das poucas exceções a isso, pois atualmente é uma rede exclusivamente para profissionais.

Não publique nada em nenhuma de suas páginas de mídia social que você não queira que o siga pelo resto de sua vida. Um número crescente de empresas e agências governamentais estão minerando dados nas mídias sociais – incluindo algumas que poderiam ter se tornado seus futuros empregadores ou clientes se você não tivesse feito aquele post estúpido naquela época.

O mesmo se aplica aos seus comentários em postagens e sites de outras pessoas. Escolha quais opiniões você “gosta” ou compartilhe com cuidado, tendo em mente que algumas de suas opiniões podem alienar clientes em potencial.

Mantenha suas postagens em seus perfis de negócios profissionais . Na dúvida, não poste.

Escolha uma ou duas plataformas, publique regularmente e seja responsivo. Responda às perguntas das pessoas e responda aos comentários delas, mesmo que seja apenas com um “curtir”.