Dicas de hortas em pequenos espaços

Como criar e cuidar de uma horta com pouco espaço.

Cultivar uma horta em casa é uma ótima forma de produzir vegetais, ervas e frutas saudáveis para desfrutar dos seus alimentos frescos favoritos em casa.

Enquanto as hortas exteriores espaçosas produzem colheitas maiores, não é necessário um canteiro de jardim de tamanho considerável para cultivar legumes saudáveis num espaço pequeno.

Com os recipientes adequados, solo, calendário de rega e exposição solar, é possível produzir os seus legumes saborosos preferidos em uma pequeno espaço.

Maneiras de utilizar um espaço pequeno para a sua horta.

Não é necessária uma grande área para se ter uma horta. Pequenos pontos ensolarados no seu quintal, pátio ou varanda podem ser todos locais de sucesso. Sementes de relíquias de família e o desenvolvimento de novas variedades híbridas também oferecem grandes opções como vegetais novos e coloridos, variedades de todo o mundo, e plantas compactas. Escolher o local certo e as variedades ideais das suas plantas favoritas irá ajudá-lo a maximizar a sua colheita.

Considerando as disposições do espaço

As hortas de várias formas e tamanhos podem ter rendimentos bem sucedidos, mas mais importante, a disposição do seu jardim deve garantir que as suas plantas possam receber os nutrientes adequados. Ao decidir onde colocar os seus canteiros ou horta, considere vários componentes básicos.

Para maximizar uma pequena horta, escolha um local que possa fornecer luz solar adequada, acesso a uma fonte de água, e um solo rico e fértil para cultivar vegetais saudáveis.

Sol: Os vegetais precisam de pelo menos seis a oito horas de sol direto por dia. Sem sol, os frutos não amadurecerão, e as plantas serão estressadas. Mesmo que o local seja radiado pelo sol, existem alguns vegetais que crescem à sombra, tais como alface e outros vegetais de folhas, vegetais de raiz, brócolis, e culturas de cole.

Água: Os legumes requerem uma rega regular. Caso contrário, não se desenvolverão. Se tiver os meios, um sistema de rega gota-a-gota é simples de instalar e poupa água, regando diretamente as raízes da planta (perdendo menos água para a evaporação).
Mesmo uma simples mangueira mais potente é melhor do que um sistema de aspersão que molha a folhagem, o que pode fazer com que as plantas sejam propensas a ferrugem e bolhas de ar.

Solo: Os vegetais precisam de um solo rico em matéria orgânica. O solo fértil é importante para o crescimento de todas as plantas, mas ainda mais com vegetais, porque o sabor é afetado pela qualidade do solo.

Tipos de hortas pequenas

É certo que uma pequena horta pode não ser suficiente para a agricultura de subsistência, mas pode fornecer algumas das suas opções favoritas para desfrutar em casa. Escolha legumes que crescem bem juntos em pequenas hortas, como tomates, berinjelas e pimentões, ou um fornecimento constante de verduras de folhas. Se tiver espaço limitado, considere quais os vegetais que pode comprar facilmente frescos na sua região e aqueles de que gosta mas que não pode comprar nos mercados e feiras.

Hortas com variedades compactas permitem o cultivo de uma variedade de plantas no mesmo espaço. Se plantar um tomate gigante italiano ou uma fileira de milho, o espaço para cultivar outros vegetais na sua pequena horta será limitado. Mesmo assim, pode escolher variedades que são cultivadas para crescer em pequenos espaços.

Só porque uma planta é criada para ser pequena, não significa que os frutos serão pequenos ou que o rendimento será menor. As embalagens da maioria das sementes, as indicará o tamanho maduro das variedades de plantas que está a usar, ajudando-o a espaçar as plantas e a ver quantas podem caber em cada espaço.

Plantar com flores é uma ótima forma de encontrar espaço para vegetais com espaço limitado. Não há nenhuma regra que diga que não se pode misturar os dois. Pode ser um pouco mais difícil de colher, mas muitos vegetais até parecem ornamentais. Como bonus, as flores também atraem polinizadores para as suas culturas hortícolas.

Cultivar legumes na vertical para poupar espaço nos seus canteiros de jardim. Se optar por cultivar uma variedade de vegetais, procure variedades compactas e culturas de vinha que possam ser treinadas para crescer verticalmente em estruturas de apoio. Por exemplo, o feijão de vara ocupa menos espaço do que o feijão do mato. Os pepinos de vinha e abóboras, por mais agressivos que possam ser, ocupam na realidade menos espaço do que os seus parentes do tipo arbusto.

A plantação em companhia com outras espécies são benéficas para a redução de infestações de pragas, mas também serve para conservar espaço. As plantas tolerantes à sombra beneficiam de serem plantadas ao lado de culturas mais altas. O manjericão gosta de uma pausa do sol quente da tarde e sai-se bem ao lado do tomate. A alface continuará a produzir durante todo o Verão se estiver sombreada por quase todas as plantas mais altas.

Os vegetais colhidos cedo, tais como espinafres, rabanetes e ervilhas, podem ser plantados com culturas de crescimento mais lento, tais como brócolis ou pimentões que não ocuparão o espaço até que os vegetais colhidos na Primavera tenham sido colhidos.

A plantação de sucessões é uma técnica útil para qualquer horta, grande ou pequena, mas é ainda mais valiosa quando o espaço é limitado. A plantação em sucessão significa replantar culturas de crescimento rápido a cada duas a três semanas durante o período de crescimento.

É especialmente útil com culturas tais como feijão, aboborinha, e alface que tendem a esgotar-se quando produzem em excesso. Ao plantar em sucessão, produzirá alimentos suficientes para o apetite da sua família (e tê-los-á todo o ano em vez de todos de uma só vez).

ADVERTÊNCIA
Uma vez que as pequenas hortas não deixam espaço para culturas rotativas, será necessário utilizar outros métodos para prevenir doenças fúngicas e pragas de jardim que passam o Inverno no solo. Esteja vigilante para evitar que as pragas e doenças se tornem descontroladas. Se ocorrer um problema em grande escala (tal como uma infestação de fungos ou uma mancha de folhas), é melhor parar de cultivar essa cultura e outras na sua família durante pelo menos um ano.